Revista de estudos sobre o Jesus Histórico e a sua recepção

Há tempo sentíamos a necessidade de abrir um espaço acadêmico, marcadamente laico, para a discussão de temas relacionados aos estudos do Jesus Histórico, do Judaísmo antigo, do Cristianismo originário, assim como da recepção histórica que foi feita da figura de Jesus de Nazaré, desde a sua mais antiga representação até os dias atuais.

Até chegarmos a esta revista, muitos passos foram dados, tais como: encontros acadêmicos; orientações concluídas de Mestrado e Doutorado; um bom número de publicações impressas, incluindo livros completos; e o desenvolvimento de um curso de especialização. Cada um destes passos marca as atividades do Grupo de Pesquisa Jesus Histórico do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq/MCT http://dgp.cnpq.br/dgp/
faces/grupo/visualizar/visualizar_grupo_pesquisa.jsf?faces-redirect=true
).

A presente Revista constitui mais um desdobramento destas atividades e do interesse de uma ampla comunidade que há alguns anos está se dedicando à pesquisa de temas que lançam mão do rigor teórico-metodológico exigido pela ciência, enfrentando temas até então reservados ao âmbito religioso e eclesial. A partir de 2013 sentimos a necessidade da ampliação dos temas. Mantendo o eixo norteador nos estudos relacionados ao nascedouro da revista, mas abarcando também assuntos referentes ao amplo espectro propiciado pelas diversas vertentes ofertadas na pesquisa das religiões, compreendida em suas múltiplas manifestações.

Este aumento é fruto ainda da criação do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER), na UFRJ, em 2014, mediante a inclusão de assuntos concernentes a história das religiões, tais como o Espiritismo, a Umbanda, Islamismo, Religiões Orientais, entre outras. Propiciando a abertura de assuntos ainda em germinação em várias Instituições em âmbito nacional. Portanto, a ampliação da revista é uma resposta direta de oferecer um espaço a pesquisadores dos mais variados campos e por vezes ainda órfãos de um local de vinculação para suas pesquisas, um espaço em que tais assuntos recebam a visibilidade necessária para a exposição de suas ideias.

A Revista de Estudos sobre o Jesus Histórico e sua Recepção possui um Conselho Editorial de fôlego nacional e internacional, tem periodicidade semestral e disponibiliza de forma clara e transparente as Normas para publicação, as quais todos os interessados deverão consultar antes de enviar suas propostas de artigos ou resenhas para a publicação.

A logomarca estilizada da Revista sobre o Jesus Histórico e a sua Recepção quer simbolizar o que entendemos por recepção do cristianismo originário: trata-se de um grafite encontrado em Roma, cuja datação é objeto de disputa, podendo ser situado entre finais do primeiro e início do terceiro séculos d.C. Nele aparece uma figura humana, com cabeça de burro, crucificada. À esquerda da cruz, de pé, está um jovem com a mão esquerda levantada. Há uma inscrição em grego agregada à imagem, onde se lê “Alexamenos adora seu deus”.

Rio de Janeiro/Brasília, Julho de 2008.

Gabriele Cornelli (UnB)
André Leonardo Chevitarese (UFRJ)

Fundadores da Revista Jesus Histórico e sua Recepção

Editores
André Leonardo Chevitarese (UFRJ)
Daniel Brasil Justi (UFRJ)
Juliana Batista Cavalcanti (UFRJ)
Renata Rozental Sancovsky (UFRRJ)

Ratificação:
Rio de Janeiro, janeiro de 2013.
Gabriele Cornelli (UnB)
André Leonardo Chevitarese (UFRJ)

Fundadores da Revista Jesus Histórico e sua Recepção

Editores
André Leonardo Chevitarese (UFRJ)
Daniel Brasil Justi (UFRJ)
Juliana Batista Cavalcanti (UFRJ)
Renata Rozental Sancovsky (UFRRJ)

 

 

 

UFRJ IH PPGHC ARCHAI Kliné Editora LHER Latindex REDIB